4 BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO

12.01.21

A prática regular de exercício físico traz benefícios como melhoria da qualidade do sono e aumento na expectativa de vida.


Qualquer movimento que faça os nossos músculos funcionarem e ajude o corpo a queimar calorias pode ser considerado como exercício físico - corrida, caminhada, futebol, natação, dança. Opções não faltam e diversas pesquisas comprovam os benefícios do exercício físico para a saúde física e mental.
A prática regular ajuda a aumentar seus níveis de energia, faz bem para a pele e pode até ajudar a viver mais tempo!

 

1. Pode aumentar seus níveis de energia

O exercício físico pode ser um verdadeiro impulsionador da energia para pessoas saudáveis e também para as que sofrem de várias condições médicas. Estudos científicos constatam que seis semanas de exercícios físicos regulares reduzem a sensação de fadiga em pessoas saudáveis que relataram fadiga persistente.
Além disso, o exercício pode aumentar significativamente os níveis de energia para pessoas que sofrem e fibromialgia e outras doenças graves. De fato, o exercício parece ser mais eficaz no combate deste tipo de doenças do que outros tratamentos, incluindo terapias passivas como relaxamento e alongamento ou nenhum tratamento.

 

2. Faz bem para os músculos e ossos

O exercício físico regular desempenha um papel vital na construção e manutenção de músculos e ossos fortes. Atividades físicas como levantamento de peso podem estimular a construção muscular quando combinadas com a ingestão adequada de proteínas. Isso ocorre porque o exercício ajuda a liberar hormonios que promovem a capacidade dos seus músculos de absorver aminoácidos. Isso ajuda-os a crescer e reduz as hipóteses de lesão.

À medida que as pessoas envelhecem, tendem a perder massa e função muscular, o que pode levar a lesões e deficiências. Praticar atividade física regular é essencial para reduzir a perda muscular e manter a força com o avançar da idade.
Além do exercício ajudar a aumentar a densidade óssea quando somos mais jovens, ajuda também a prevenir a osteoporose mais tarde na vida. Curiosamente, exercícios de alto impacto, como ginástica ou corrida, ou desportos como futebol e basquetebol, que exercem uma pressão por todo o corpo, demonstraram promover uma densidade óssea maior do que desportos sem impacto, como natação e ciclismo.

 

3. Reduz o risco de desenvolver doenças crónicas

A falta de atividade física regular é a principal causa de doenças crónicas, como diabetes e hipertensão. Já a prática regular de exercícios físicos melhora a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e a composição corporal, ajudando a regular a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.
Por outro lado, a falta de exercícios físicos regulares (mesmo a curto prazo) pode levar a aumentos significativos na gordura visceral, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e morte precoce. Por isso, estudos científicos recomendam a prática diária de exercícios físicos como forma de prevenir esses problemas. 

 


4. Pode ajudar com relaxamento e qualidade do sono

O exercício físico regular pode ajudar a relaxar e dormir melhor. Em relação à qualidade do sono, o gasto de energia que ocorre durante o exercício estimula os processos de recuperação durante o sono. Além disso, acredita-se que o aumento de temperatura corporal que ocorre durante o exercício físico melhore a qualidade do sono, ajudando o nosso corpo a melhorar na regulação térmica enquanto dormimos.
Muitos estudos sobre os efeitos do exercício no sono chegaram a conclusões semelhantes. Um estudo descobriu que 150 minutos semanais de atividade moderada a vigorosa podem fornecer até 65% de melhoria na qualidade do sono.
Além disso, praticar exercícios regularmente parece ser benéfico para os idosos, que são mais afetados por distúrbios do sono.

 

Conclusão
Os benefícios do exercício físico são incríveis e podem melhorar quase todos os aspectos da nossa saúde de dentro para fora. Se ainda é adepto do sedentarismo, talvez seja hora de começar a praticar actividade física.


Paulo Correia

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