MAUS HÁBITOS ALIMENTARES LEVAM À PERDA DE ANOS DE VIDA SAUDÁVEL

10.12.20

Os hábitos alimentares inadequados estão entre os 5 fatores que mais contribuem para a perda de anos de vida saudável dos portugueses, segundo o estudo Global Burden Disease de 2019.

O elevado consumo de carne vermelha, o baixo consumo de cereais integrais e leguminosas, assim como o elevado consumo de sal estão entre os hábitos alimentares que mais contribuem para a perda de anos de vida com saúde, segundo a análise feita, que integra o relatório anual do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), publicado no final de novembro pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

É sabido que cada vez mais a carga da doença está associada diretamente aos hábitos alimentares inadequados e, desta forma, de acordo com os recentes dados, o diagnóstico da situação é:  

- Em 2019, os hábitos alimentares inadequados dos portugueses foram o quinto fator de risco que mais contribuiu para a perda de anos de vida saudável, de acordo com o estudo Global Burden of Disease.

- Apesar de em quinto lugar, outros fatores de risco relacionados com os hábitos alimentares, tais como glicose elevada, hipertensão arterial, índice de massa corporal elevado, consumo de álcool e colesterol LDL elevado, estão entre os fatores de risco que mais contribuíram para a perda de anos de vida saudável em 2019.

- Relativamente aos hábitos alimentares, o elevado consumo de carne, o baixo consumo de cereais integrais e leguminosas e a elevada ingestão de sódio, destacam-se como os 4 principais fatores que contribuem para a perda de anos de vida saudável. 

Relatorio maus habitos saudaveis
Fonte da imagem: PROGRAMA NACIONAL PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 2020 - DGS


Visualizando todos estes dados, e agora mais conscientes dos problemas associados aos maus hábitos alimentares temos de agir, e mudar já hoje, a nossa alimentação!

Nutricionista Daniela Santos

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização.

Se ainda não fazes parte da comunidade LFitness
APROVEITA campanha de janeiro.

Deixa contactos para SABER +:

Selecione Ginásio