3 CONSELHOS PARA UM AGACHAMENTO EFICAZ

10.11.20

Quando feito corretamente, o exercício do agachamento é um verdadeiro clássico para as pessoas que desejam ter pernas e glúteos definidos.

Para fazer o agachamento perfeito é preciso fazer o exercício na intensidade adequada e com atenção aos movimentos. Ele ajuda na definição dos músculos e é um aliado para reduzir ou aumentar as suas medidas, de acordo com a maneira como é feito. Além disso, ainda combate a celulite.


O que é o agachamento?

O agachamento é um exercício que trabalha vários músculos, especialmente os das pernas e glúteos. A sua execução consiste em flectir os joelhos até a amplitude desejada, como se fosse sentar em uma cadeira imaginária. Dessa maneira, o agachamento pode ser feito apenas usando o peso do corpo, com pesos livres ou com o auxílio de máquinas. A escolha do melhor deles, deve ser indicada por um instrutor dependendo da experiência do praticante e do seu objetivo.


Quais são os benefícios de fazer agachamentos?

Além das vantagens já mencionadas para os glúteos e as pernas, o agachamento ainda é um exercício importante para quem quer ter boa postura, isto porque com as pernas e glúteos fortalecidos, a bacia e a lombar ficam mais alinhadas. Da mesma forma, quando bem realizado, ele ajuda a melhorar a capacidade cardio-respiratória. O benefício deve-se à expansão torácica que acontece quando o praticante está atento à sua respiração durante o exercício.


Mas como fazer agachamentos de maneira eficaz?

Eis as melhores 3 dicas:
1. ATENÇÃO À POSTURA
A postura adequada durante o exercício é fundamental para ter bons resultados e garantir a sua segurança. Assim, mantenha a coluna na posição neutra, sem curvá-la. Também é importante olhar para frente durante o exercício, estabilizar os joelhos de maneira que fiquem paralelos com os quadris e manter os calcanhares sempre no chão. Outro alerta é para os glúteos, que não devem ficar empinados durante o exercício.

2. FAÇA O EXERCÍCIO COM AMPLITUDE
Para conseguir trabalhar todos os grupos musculares e ter os melhores resultados, é importante que você procure alcançar a amplitude máxima com o exercício. Esta estratégia pode, inclusive, ser mais eficaz do que cargas mais altas. Por isso, tente descer o máximo que conseguir, por mais difícil que seja. Se estiver muito difícil, é sinal de que o exercício está pesado demais. Nesses casos, é melhor avaliar o peso usado e a variação do agachamento escolhida, para que seja possível ter um bom aproveitamento, sem sobrecarga. A opinião de um instrutor pode ser a solução!


3. PRESTE ATENÇÃO NO MOVIMENTO
Observe com cuidado o movimento, a sua postura, a respiração e os músculos que são ativados. O foco ajuda muito a conseguir bons resultados e com isso, você consegue perceber as mudanças na intensidade do agachamento e como o seu corpo responde ao exercício. Assim, fica mais fácil fazer ajustes, para perceber qual variação tem os melhores resultados no seu corpo, assim, vai garantir a segurança e a eficácia na sua execução. O agachamento pode ser feito de muitas maneiras e só com a avaliação de um instrutor será possível saber qual é a melhor, individualmente.

Assista a este vídeo com a nossa instrutora Iury Mellany com alguns segundos de agachamento:


O agachamento é um exercício muito completo e acessível, que pode ser feito por várias pessoas. Porém, é preciso ter cuidado na sua execução e estar atento a alguns fatores que fazem a diferença nos resultados. Assim você consegue aproveitar todos os benefícios dessa prática com segurança e eficácia.

Prof. Paulo Correia
 


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