5 MOTIVOS PARA TREINAR NO INVERNO

22.12.20

Devemos deixar a preguiça de lado, sabes porquê? 
Vale mesmo a pena! 

 

1.    Metabolismo Acelerado

Com o frio típico durante esta estação do ano, o nosso corpo “trabalha” de forma mais exaustiva para manter a nossa temperatura corporal nos 36/37 graus, obrigando a consumir mais calorias e por consequência a gastar mais também. Nada como aproveitarmos este fenómeno e canalizá-lo para o benefício que queremos tirar do exercício físico: Aliar o gasto calórico a uma alimentação equilibrada para que os resultados apareçam de forma mais rápida e eficaz.

Boa disposição pós treino

2.    Combate da Depressão, do Mau Humor e da Ansiedade

No inverno, com o tempo mais escuro, o anoitecer mais rápido e os dias mais chuvosos, o nosso humor e boa disposição para enfrentar os dias de trabalho são influenciados negativamente. Manter uma rotina de exercício ao longo das semanas invernosas, aumenta a produção de endorfinas, hormonas responsáveis pela promoção do bem-estar que reduzem os sintomas depressivos e de ansiedade e que ajudam também no controlo do apetite.

Combate gripes e constipações

3.    Prevenção de Gripes e Constipações

Já é sabido que a realização de exercício físico fortalece o nosso sistema imunitário, mas porque é que isto acontece? Quando o treino é feito na intensidade adequada a cada um de nós e de forma recorrente, o nosso organismo reage através de um fenómeno chamado stress fisiológico que aumenta a produção de adrenalina e noradrenalina que são hormonas fulcrais no fortalecimento do sistema imunitário de cada um, melhorando sintomas virais e prevenindo o aparecimento dos mesmos.

Sensação transpiração

4.    Melhor Sensação durante o Treino

Muitas vezes, caímos no erro de pensar que treinar no inverno não é tão eficaz como treinar no verão porque os níveis de suor e sensação de calor são muito mais reduzidos. Na verdade, suar mais não tem relação com um maior gasto calórico e consequente perda de peso ou de gordura. O que é despendido com o suor são apenas líquidos, estratégia utilizada pelo nosso corpo para a manutenção da temperatura corporal. No inverno, por estar mais frio, a produção de suor é mais baixa e por consequência o metabolismo é mais rápido (lembras-te do motivo número 1 deste artigo?), então o que irá acontecer quando treinares no Inverno é que irás suar menos, tendo o mesmo resultado ou até melhor. Lembra-te disto quando achares que não foste ao ginásio fazer nada! 

Corpo de verão

5.    Corpos de Verão constroem-se no Inverno

Se vais ao ginásio para estar em forma no verão, então é fundamental que todo o processo de transformação seja feito durante o inverno. São os teus esforços durante o frio, nos meses anteriores ao verão, que te permitirão chegar ao resultado que tanto ambicionas. Não é aconselhável começar uma dieta ou uma rotina de treino, esperando ver frutos 2 meses depois. É preciso que prepares o teu corpo para a dieta e para o exercício aos poucos para que ele tenha tempo para assimilar todas as etapas, isso fará com que os ganhos sejam mantidos por muito mais tempo.

Bons treinos Equipa!


Andreia de Castro

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